O que é uma educação bilíngue para surdos?
A educação bilíngue para surdos é um modelo educacional que reconhece e valoriza a língua de sinais como a primeira língua (L1) das crianças surdas, enquanto também oferece oportunidades de aprendizado da língua oral (geralmente a língua majoritária do país, como o português) como segunda língua (L2). Nesse modelo, a língua de sinais é usada como meio de instrução e comunicação, permitindo que as crianças surdas tenham acesso ao currículo acadêmico de forma eficaz e significativa.
Características da Educação
Bilíngue para Surdos:
· Língua de Sinais como L1: Na educação bilíngue para surdos, a língua de
sinais é considerada a língua natural e primária das crianças surdas. Ela é
usada desde o nascimento ou desde os primeiros anos de vida para facilitar a
comunicação e o desenvolvimento linguístico.
· Língua Oral como L2: A língua oral do país (por exemplo, português) é
ensinada como segunda língua. O objetivo é proporcionar às crianças surdas
competência na língua majoritária para que possam se comunicar com pessoas
ouvintes e participar plenamente da sociedade.
· Desenvolvimento Bilíngue: O objetivo é desenvolver proficiência em ambas as
línguas, permitindo que as crianças surdas sejam bilíngues e biliteradas, ou
seja, capazes de compreender e se expressar tanto em língua de sinais quanto em
língua oral/escrita.
· Aprendizado Integrado: As duas línguas são ensinadas de forma integrada,
com atividades que promovem o uso e a compreensão das duas línguas. Isso pode
incluir o ensino de vocabulário, gramática, literatura e cultura em ambas as
línguas.
· Acessibilidade e Acomodações: As escolas bilíngues para surdos são projetadas
para serem acessíveis e inclusivas, com recursos e apoios adequados para
atender às necessidades específicas dos alunos surdos. Isso pode incluir
intérpretes de língua de sinais, tecnologia assistiva e materiais didáticos
adaptados.
· Respeito à Identidade Surda: A educação bilíngue para surdos respeita e
valoriza a identidade cultural e linguística das pessoas surdas. Ela reconhece
a língua de sinais como parte integrante da identidade surda e promove a
participação ativa da comunidade surda no processo educacional.
Benefícios da Educação
Bilíngue para Surdos:
· Desenvolvimento Linguístico: Permite que as crianças surdas desenvolvam
habilidades linguísticas sólidas em ambas as línguas, facilitando a comunicação
e a expressão em diferentes contextos.
· Inclusão Social: Capacita as
crianças surdas a se comunicarem de forma eficaz com pessoas ouvintes e a
participarem plenamente da sociedade, sem perder sua identidade cultural surda.
·
Desempenho Acadêmico: Estudos mostram que crianças surdas educadas em
ambientes bilíngues tendem a ter um melhor desempenho acadêmico em comparação
com aquelas educadas exclusivamente em língua oral.
· Autoestima e Identidade: Promove uma maior autoestima e um senso de
identidade positiva entre as crianças surdas, ao reconhecer e valorizar sua
língua e cultura.
· Preparação para o Futuro: Prepara as crianças surdas para uma vida adulta
bem-sucedida, equipando-as com habilidades linguísticas e sociais essenciais
para o mundo moderno.
A educação bilíngue para surdos é reconhecida como
uma abordagem eficaz e respeitosa para o ensino de crianças surdas,
permitindo-lhes alcançar seu pleno potencial linguístico, acadêmico e social.
Como a Lei 14 191 entende e descreve a educação bilíngue de surdos?
A mudança na LDB, a partir da Lei 14.191 de 2021,
insere o ensino bilíngue para as pessoas surdas nas escolas, a fim de torná-lo
uma modalidade independente, estabelecendo a Libras como primeira língua e o
português escrito como segunda. De acordo com a Agência Senado, “a educação
bilíngue será aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de
surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para
educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos
com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas,
optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdo.” A aplicação dessa
metodologia deverá ter início na educação infantil e se estenderá ao longo de
toda a vida, o que prevê a oferta e financiamento pela União de materiais
didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas não
só no ensino básico, mas também em nível superior.